Curta!

Top 5 | Bibliotecas ao redor do mundo

10 de maio de 2017





Olá leitores, no post de hoje trago mais um Top 5, nele vou falar e mostrar fotos de 5 bibliotecas lindas ao redor do mundo, junto das fotos estará uma breve descrição de cada uma, espero que também gostem delas. 
  • Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil
Mais de 350 mil volumes ocupam o prédio histórico localizado na rua Luís de Camões, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O Imperador Dom Pedro II lançou a pedra fundamental da construção do Gabinete, em 1880, e sua filha, a Princesa Isabel, o inaugurou em 1887.
  • Biblioteca George Peabody – Baltimore, Maryland

O prédio, construído em 1878, foi projetado pelo arquiteto Baltimore Edmund G. Lind e dedicado pelo filantropo George Peabody aos cidadãos de Baltimore como agradecimento a gentileza e hospitalidade. A biblioteca faz parte do Instituto Peabody, que hoje é uma divisão da The Johns Hopkins University.
  • Biblioteca Bodleiana – Oxford, Inglaterra
Criada em 1602, a biblioteca da Universidade de Oxford é uma das mais antigas da Europa. Com 11 milhões de itens, a construção conta com diversos objetos históricos como a Bíblia de Gutenberg, o primeiro fólio de Shakespeare e quatro exemplares da Carta Magna.
  • Biblioteca da Abadia de Saint Gall – Saint Gallen, Suíça

O convento de São Galo (abadia e biblioteca) foi nomeado, em 1983, como Patrimônio Mundial da UNESCO, pela sua importância histórica e civilizacional, desde o momento em que foi construído, no século VIII, até à sua secularização em 1805.
  • Biblioteca de Stuttgart – Stuttgart, Alemanha


Projetada para ser um centro de produção cultural, a Biblioteca Municipal de Stuttgart foi construída em 2011, como um cubo de nove andares. As paredes externas são de tijolos de vidro levemente acinzentados. No interior, ela é totalmente branca. Os livros que revestem os cinco andares do luminoso vão interno são os únicos arroubos de cor. À noite, a biblioteca é iluminada em diferentes cores.

Esses foram algumas das bibliotecas ao redor do mundo que na minha opinião são muito lindas, quais vocês acham que é a mais bonita? Deixem nos comentários, pra eu saber. Beijinhos e até a próxima.

Sites: FTC, Insider, Livros, Cinema e Cia, DW e TecMundo.

Fotos: http://biblioo.info/real-gabinete-portugues-de-leitura-2/

2 comentários:

  1. Um sonho pisar em qualquer uma dessas lindezas, imagina só, ter todo um acervo desses a sua disposição. Coisa mais linda, amei o top 5!
    Beijos!

    Blog Insaturada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um sonho mesmo, mas quem sabe um dia realizamos...
      Beijinhos Ana Julia!

      Excluir